COMO SE PRODUZIR MUDAS DE LEUCENA
Nossa região está cada vez mais escassa em relação a chuvas, mas nós técnicos em Zootecnia estamos sempre buscando soluções para melhorar a alimentação dos nossos animais. Como já publiquei em um artigo anteriormente, como fazer um banco de proteína, vou ensinar agora a fazer mudas de Leucena. A leucena (Leucaena leucocephala) é uma espécie de rápido crescimento, chegando a crescer até três metros de altura no primeiro ano, e com grande capacidade de regeneração. Como forrageira, a leucena é altamente palatável e de grande valor nutritivo. A folhagem e os frutos mais novos chegam a apresentar teores protéicos de 35%, enquanto na folhagem mais velha este teor fica em torno de 25%.
PRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS DAS SEMENTES As sementes da leucena tem uma dormência e antes de ser plantada ela passa por um pequeno processo, no nosso caso optamos por deixar as sementes 48 horas mergulhada em água, isso ajuda na hora de germinação da semente. Depois de retirá-las da água as sementes são colocadas em um papel toalha ou jornal para que elas sequem.
TRAÇO DA MUDA
O traço da muda foi feito da seguinte forma dois de esterco para um de terra. Utilizamos 2 carro de mão de esterco para um de terra, depois misturamos e colocamos em sacos de mudas para introduzir a semente.
Depois do traço pronto, introduzimos as sementes, colocamos três sementes por saco de muda, em uma profundidade de 10 cm. Depois é só aguar.
RESULTADOS
Com oito dias nasceram as mudas, agora é só introduzir no campo.
—————